A CONTABILIDADE ENQUANTO CIÊNCIA

A Contabilidade surge com a necessidade de controle dos bens, das posses e riquezas, ou seja, do patrimônio. É tão antiga quanto a humanidade, há indícios que tenha surgido mesmo antes da escrita, ou até mesmo que tenha sido a motivação dela.


A Contabilidade é a ciência que estuda todas as situações e variações patrimoniais em determinado período, sejam elas quantitativas ou qualitativas.


A contabilidade tem o objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisão.


A contabilidade dentro de uma empresa vem com a função de controlar, organizar, registar e direcionar.


A Contabilidade e o Controle – A contabilidade nasceu com essa finalidade, a de controlar toda e qualquer mutação no patrimônio, essa é a essência da contabilidade, podemos dizer que o controle é a alma da contabilidade.


A Contabilidade e a Organização – É através da contabilidade que obtemos o levantamento dos registros, e para que isso ocorra com exatidão, é de extrema importância que os elementos de cada período estejam organizados.

A Contabilidade e o Registro – Para que seja elaborado um bom planejamento é necessário conhecer todos os recursos disponíveis, é através da contabilidade que temos capacidade de analisar e mensurar os recursos da entidade. Sem essa mensuração, sem os registros e fatos contábeis, ou seja, sem os relatórios contábeis o planejamento fica inconsistente.

A Contabilidade e a Direção – A todo momento é necessário tomar decisões e é por meio da contabilidade que os donos do patrimônio têm o conhecimento e conseguem administrar com eficácia seu negócio, podendo certificar-se de que as metas preestabelecidas estão sendo alcançadas.

A contabilidade vai além de cálculos matemáticos, a contabilidade é técnica, a contabilidade é procedimentos, é condutas éticas, a contabilidade é o cumprimento de normas legais. É um instrumento gerencial, e deve sempre estar atualizada e organizada, sendo capaz de emitir relatórios simples, claros e objetivos, para que seja utilizada no processo decisório.


* O Desonera não assessora os leitores. As decisões tomadas com base em matérias do Desonera são de responsabilidade exclusivas dos leitores.

© 2019 por Marcela Pessoa.