EU SOU UM STAKEHOLDER?

Um dos objetivos da contabilidade é a geração de informações para a correta tomada de decisão, essa ciência facilita a realidade de empreendedores, empresários, fornecedores, órgãos, todos esses, conhecidos como usuários da contabilidade (STAKEHOLDERS), são pessoas que demonstram interesse nas movimentações financeiras e patrimoniais da organização.



Podemos classificá-los como:


Usuários Internos


São pessoas internas da empresa, geralmente utilizam a contabilidade para tomar decisões inerentes ao próprio desenvolvimento da empresa. Vejamos alguns exemplos de usuários internos:


  • Investidores

  • Administradores

  • Empregados



Quais os interesses desses usuários na contabilidade?


  1. O Investidor injeta capital na empresa, e portanto almeja que o retorno desse investimento seja satisfatório, para isso ele analisa a situação financeira e econômica da empresa.

  2. Os Administradores, sócios e acionistas, precisam que a empresa se desenvolva, precisam que as empresas tenham resultados positivos, para isso ele buscam analisar os custos os investimentos, o preço dos serviços ou produtos, enfim, eles gerenciam os recursos da empresa e isso é feito com primor através dos relatórios extraídos da contabilidade.

  3. Os Funcionários, apesar de não ser uma situação comum, podem se valer das informações contábeis para saber qual a situação econômica da empresa em que trabalham, uma vez que essa empresa que gera os rendimentos necessários a sua sobrevivência.


Usuários Externos


Apesar de mais limitadas que para usuários internos, as informações obtidas pelos usuários externos também são utilizadas nas tomadas de decisões, a contabilidade é uma excelente ferramenta para o usuário externo, pois possibilita a aplicação das informações contábeis no processo de investimentos, abertura de crédito no mercado, fiscalização por entidades governamentais. São exemplos de usuário externo:


  • Fornecedor

  • Órgãos Governamentais

  • Bancos



Quais os interesses desses usuários na contabilidade?


  1. Os Fornecedores utilizam os demonstrativos com intuito de analisar a capacidade de geração de caixa da entidade, eles buscam resguardar seus recursos que serão aplicados nas empresas em que fornecem mercadorias ou prestam serviços.

  2. Os Órgãos Governamentais obviamente são os principais interessados, uma vez que a manutenção da máquina pública é se dá através das arrecadações dos tributos devidos pelas entidades, diante disso, as demonstrações contábeis são transmitidas a eles com a finalidade de fiscalização e auditorias fiscais.

  3. Os Bancos por sua vez, antes de conceder empréstimos e financiamentos com seus clientes realizam a analise de crédito através de relatórios solicitados as entidades, já que essa é uma pratica rotineira das entidades a contratação de empréstimos e financiamentos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DOS TEMAS ABAIXO


* O Desonera não assessora os leitores. As decisões tomadas com base em matérias do Desonera são de responsabilidade exclusivas dos leitores.

© 2019 por Marcela Pessoa.